Círculo de Fomação Política

Ao reconhecer a importância da discussão de valores, cultura, e política, esse círculo visa, sensibilizar o público atendido, sobre as questões sociais que permeiam suas vidas, destacando, aquelas mais presentes nas comunidades do entorno dos CEDECs.


Com Grupo das crianças
A pedagoga do Projeto conduz o processo que objetiva tocar a sensibilidade desse público para o tema dos seus direitos, presentes na Lei 8.069/90(ECA). Na programação dos círculos de aprendizagem e de cultura, esporte e lazer a metodologia tem sido desenvolvida durante todo o ano.

Com Grupo dos jovens/adolescentes
A Assistente Social do Projeto conduz o processo que objetiva oportunizar a discussão das demandas atuais do mundo juvenil - mundo do trabalho, comunicação, redes sociais, sexualidade etc, sendo lugar de fomento de idéias e experiências novas. Quando possível, realizamos o intercâmbio destes com outras experiências juvenis afins. Os grupos tem participação direta na gestão dos Cedecs, podendo apresentar  um(1)representante para participar da equipe diretiva. Os participantes dos grupos podem ser voluntários nos Cedecs, se assim o desejarem. Nas Oficinas dos jovens nos voltamos, mais especialmente, para potencializar suas habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã, estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo, num processo de intercâmbio de saberes, respeito às individualidades e incentivo à coletividade.

Com grupo das mulheres (famílias – mulheres/mães dos usuários/as)
A Assistente Social do Projeto conduz o processo que objetiva fortalecer os grupos existentes, que ainda se fazem muito tímidos, a partir de duas situações muito presentes na realidade dessas mulheres, quais sejam, o isolamento na dimensão privada que as sujeita a uma violência tácita cotidiana e a falta de autonomia financeira. Para tanto, fazemos uma programação semanal de produção de peças artesanais básicas domésticas, sendo este um momento de incentivo à criatividade, fomento de idéias e experiências novas, na perspectiva da geração de renda, para as quais fazemos busca ativa de apoio financeiro. Os grupos tem participação direta na gestão dos Cedecs, podendo apresentar um(1)representante para participar da equipe diretiva. Os participantes do grupo podem ser voluntários nos Cedecs, se assim o desejarem.

Com Grupo da 3ª idade
A Assistente Social do Projeto conduz o processo que objetiva fortalecer e ampliar os grupos existentes atendendo a uma demanda reprimida por espaços de convivência e sociabilidade dos idosos, e valorização da saúde e autonomia destes. Para tanto, fazemos uma programação semanal de produção de peças artesanais básicas, em conjunto com o Grupo das mulheres. Os idosos são estimulados a participarem das diversas atividades do Projeto, aquelas apropriadas à sua idade, de modo a otimizar a relação intergeracional. A depender do interesse, têm participação direta na gestão dos Cedecs, podendo apresentar 1 representante para participar da equipe diretiva. Os participantes dos grupos podem ser voluntários nos Cedecs, se assim o desejarem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário