Círculo de Esporte, Cultura e Lazer

Constitui-se como uma estratégia pedagógica de atenção concentrada na sociabilidade do público do Projeto. De início, são oficinas de capoeira, informática educativa e leitura(bibliotecas comunitárias), nas quais tem a opção de se matricular, mas que também recebem as crianças do circulo de aprendizagem. Na medida em que, durante todo o ano, outras parcerias sejam constituídas, as oficinas podem ser ampliadas e diversificadas. Os círculos têm uma culminância mensal, na forma de encontros com as famílias e outra culminância, bimensal, na forma de encontros de fruição cultural com a cidade. 

Oficinas de cultura, esporte e lazer
As oficinas são momentos voltados para uma formação específica dos participantes e podem ser tantas oficinas quantas possam ser articuladas pelo Projeto, para além do que fora apresentado nesta ocasião. De início, desenvolvemos as oficinas abaixo apresentadas, mas, no decorrer do ano, fazemos busca ativa de oportunidades que possam ampliar e diversificar o menu de alternativas aos usuários e usuárias do serviço.  

Oficina de capoeira 
São momentos semanais de estímulo corporal, voltado para o desenvolvimento da coordenação motora, da memória visual e musical, o aumento do tônus muscular e equilíbrio dos participantes, além de ser oportunidade de sociabilidade dos participantes. 

Oficina de futsal 
São momentos semanais de estímulo corporal, voltado para o desenvolvimento da coordenação motora, o aumento do tônus muscular, aprendizagem das regras do futsal.

 Oficina lúdico-recrativa
São momentos diários de atividades lúdico-recreativas para todos os usuários/as dos ciclos de aprendizagem.

Oficina de informática básica 
São momentos semanais reservados à sensibilização e coordenação motora dos participantes para o uso do computador.




Oficina de leitura 
 são os momentos em que a biblioteca comunitária recebe usuários/as os mais diversos, que, por demanda espontânea procuram utilizar o acervo bibliográfico disponível para suas necessidades gerais ou mesmo para seu deleite literário.

Encontros com as famílias (Culminância mensal)
No final de cada mês, é realizado um encontro com as famílias dos usuários para apresentação dos resultados do trabalho do mês, interação e descontração familiares, favorecendo a convivência grupal. A cada mês, as famílias podem assistir a apresentações culturais de qualidade promovidas pelos Cedecs, sendo as convidadas especiais do evento. A logística do encontro deve favorecer a ambiência acolhedora e a descontração necessárias ao prazer das famílias de participar do Projeto. A experiência do Encontro com as famílias tem sido um grande facilitador do fluxo de comunicação com as famílias ( pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes do Projeto). A programação é voltada para estimular o acompanhamento da vida escolar e comunitária dos seus filhos e filhas, a partir da experiência de acompanhamento do trabalho do Fé e Alegria com os seus filhos e filhas. Também é uma oportunidade para estreitar os laços de confiança que os fazem procurar apoio socioassistencial do Projeto quando necessitam.

Encontros com a cidade (Culminância bimensal)
A cada 2 meses, é realizado uma programação de aulas-passeio com os usuários para que possam provar novos gostos culturais, vivenciar experiências lúdicas, ambientais, recreativas e de lazer que sua cidade tem disponível. A atividade vai ao encontro do direito à cidade, à mobilidade urbana, ao lazer e a uma sociabilidade sadia. Os grupos são conduzidos pelos educadores/as dos Cedecs, seguidos das devidas autorizações dos responsáveis pelos usuários, quando for o caso de crianças e/ou adolescentes.

Semana de Arte, Cultura e Educação - SEARTE
No final do ano, fechando a programação cultural do Cedec, realizaremos uma Semana de atividades (3 dias) voltada para a exposição pública dos resultados do trabalho no Cedec, aberta à comunidades e outros visitantes interessados, na qual também faremos uma programação de fruição artística e reflexão temática, envolvendo os parceiros com os quais trabalhamos durante o ano(Escolas, Igrejas, Conselho Comunitário, outras organizações), programação estará focada nos círculos pedagógico, de cultural, esporte e lazer, de educação ambiental e economia solidária, e de formação política que estruturam o serviço oferecido à comunidade por Fé e Alegria, através deste Projeto.



2 comentários:

  1. a capoeira é uma arte muito importante porque a ajuda tira as crianças das ruas.

    ResponderExcluir
  2. a capoeira e muito boa por que no tempo dos escravos a capoera era um esporte para se defende
    mais a capoeira e muito boa antes o espaço era pequeno mais de 2011 para 2015 o espaço mudo

    PL felipe camarao

    ResponderExcluir